Sunday, July 29, 2012

Currículo Recomendado Para Auto-Didático(a) Aprendendo Inglês

1.     Com videos de YouTube, aprender o alfabeto de inglês do jeito mais fácil, com uma canção que ajuda você a lembrar e relembrar as letras e os nomes delas de inglês na ordem exata.  Pois essas 26 letras são o código fonte da fonética, ler e escrever da língua inglesa.  E tudo é mais fácil e viável lembrar usando rimas, ritmo e melodia.
2.     Observar as poucas diferenças entre alfabeto inglês e Português.
3.     Cantando a canção para si mesmo, pronunciar e dizer em inglês cada letra no alfabeto em ordem numérico, exemplo:  "A" é a letra  #1, e "H" é a letra #8 e "Z" é letra #26.
4.     Dizer os nomes dos seis vogais, A, E, I, O, U, Y.  (Outros falem que tem cinco vogais, mas uma análise do uso e a função da letra "Y" mostra que ela também é usada como vogal em alguns casos.  Um exemplo em inglês é a palavra "gym," onde a palavra não tem vogal se a "Y" não é a vogal na palavra.
5.     Aprender o som que cada letra faz.
6.     Aprender pronunciar sílabas com três letras utilizando a letra "A" entre dois consoantes.
7.     Aprender pronunciar sílabas com três letras utilizando a letra "E" entre dois consoantes.
8.     Aprender pronunciar sílabas com três letras utilizando a letra "I" entre dois consoantes.
9.     Aprender pronunciar sílabas com três letras utilizando a letra "O" entre dois consoantes.
10. Aprender pronunciar sílabas com três letras utilizando a letra "U" entre dois consoantes.
11. Aprender pronunciar sílabas com três letras utilizando a letra "Y" entre dois consoantes.  (Baixe o programa ReadPlease 2003 ao seu computador.  Copia e cole as listas de palavras nas páginas acima, uma lista a cada vez Escute o programa pronunciando as sílabas e repete até conseguir antecipar.)   
12. Aprenda como os cognatos são a porta de entrada mais fácil para aprender inglês.  Escolhe um artículo qualquer num jornal em inglês que você encontrar interessante, e procure cognatos sem tentar de traduzir o artículo e sem importarse com palavras que não sejam cognatos.  (Procure artículos que sejam escritas para nativos de inglês e que sejam para adultos de nível universitário, pois estes artículos têm mais cognatos fáceis de reconhecer e compreender.)
13. Observe o que as palavras cognatas têm em comum com português (são 70 a 100% idênticos) e observe as pequenas deferências completamente previsíveis e altamente padronizadas entre estas palavras de português e seus pares em inglês.  
14. Aprenda online como dividir palavras de inglês em sílabas, pois a pronuncia correta da palavra inteira começa com a pronuncia correta de cada sílaba, na ordem consecutiva, da primeira até a última. Não é possível mesmo para nativo pronunciar todas as sílabas simultaneamente, mais todos podem aprender as sílabas na ordem em que eles aparecem na palavra.
15. Como no gráfico acima, pede um amigo (a) tocar palavras em inglês, apertando o ícone do alto falante para tocar as gravações no dicionário Merriam Websters online.  Tenta soletrar a palavra em inglês a base da fonética que você aprendeu acima.  O amigo não falará para você como escrever a palavra, mas só dirá para você as letras que você tem escrito certas e as letras que estão erradas até você conseguir escrever a palavra toda sozinho.  Se não souber soletrar todo corretamente (e a princípio não vai saber mesmo, pois é novidade), não tenha medo de chutar!  Se não tiver acesso a Internet no momento, pode usar o programa ReadPlease 2003 para tocar a pronuncia de uma palavra (ou mais).